segunda-feira, 9 de abril de 2012

O imperialismo causou o racismo e miséria na África?



O Imperialismo ocasionou a miséria da África?

                                                                                                                                                                                                            Ao consultarmos o dicionário online da Michaelis- UOL, obteremos a definição de imperialismo como forma de governo em que a nação é um império; espirito de dominação ou sócio/ expansão ou tendência para a expansão do poder politico e econômico de uma nação ou Estado sobre outro. Sendo a segunda e a terceira definição mais próxima do contexto de Imperialismo na África, como em outros países.
   O Imperialismo, como dizem, é uma nova etapa de dominação de áreas, que representa um momento em que as burguesias das grandes potências ampliaram suas bases de investimentos, controlando as atividades econômicas dos países dominados. E os fatores que motivaram o imperialismo ou neocolonialismo, porque foi como uma segunda colonização entre os países dominados foram:

  • Busca de Mercados: Consumidores para fazer crescer a economia dos países dominantes;
  • Busca de Matérias – primas e mão de obra barata para acelerar o processo de industrialização;
  • Excedentes populacionais: o crescimento populacional ocasionado pelo desenvolvimento econômico e científico do século XIX;
  • Desenvolvimento do espirito nacionalista: a vontade de expandir seus territórios a partir de um nacionalismo barato.

E com esses fatores começarão o Imperialismo com justificativas absurdas para explicarem este processo dominador, como:

Ø  Doutrina Racista: O Imperialismo disseminaria a ideologia da Superioridade Racial do branco, ou seja, fez desenvolver o racismo cada vez mais;
Ø  Doutrina Religiosa: A Igreja Católica ajudou este processo porque afirmava que iria salvar as almas dos infiéis para o cristianismo;
Ø  Doutrina de Supremacia técnica- cientifica: os europeus, deslumbrados com os avanços nas ciências, consideravam-se superiores em relação aos demais dos povos, pois experimentavam um notável progresso cientifico.
Portanto, TUCCI CARNEIRO; Maria Luiza (1994), afirma:
‘‘ Interessava às grandes potências imperialistas europeias o endosso de ciência  a uma doutrina racista, pois dessa forma teriam uma justificativa para a anexação de outros territórios, a submissão e a exploração das suas populações, apontadas como inferiores”.
 
   E depois começaram a Partilhar a África com os inglese, em 1815; a França, em 1830 e entre outros. E na Conferencia de Berlim, na  Alemanha foi feita um reunião com os países dominantes para apaziguar os conflitos entre eles e estabelecerem a paz. Uma paz que fez consequências absurdas, principalmente, a África:

Ø  A sua riqueza natural  foi, totalmente, saqueada;
Ø  Surgiu o conceito de racismo perante os negros com a Doutrina de Superioridade e Racismo;
Ø  Surgiram escravos e a pobreza e conflitos religiosos aumentaram.

Neste Imperialismo, houve a descimento da cultura africana, apesar de estar presente até hoje. Uma cultura marcada por uma religião que respeita a natureza, a vida e espíritos; com costumes da capoeira, o candomblé no território baiano, a culinária com o leite de coco, azeite de dendê e etc.


Destarte, o Imperialismo com as suas justificativas foram um pretexto para dominar esses países e suas riquezas ocasionando em subdesenvolvidos. Uma cultura que até esta sendo discriminada pela sua maneira e essa aversão a cultua africana foi gerada pelo eurocentrismo dos europeus.

 Portanto, comoesses conhecimentos que acabo de lançar aos senhores atribuimos que por causa do Imperialismo a África é hoje uma miséria e ainda há um racismo exacerbado na humanidade, principalmente ocasionada pelo euro centrismo.Então, por um mundo melhor devemos banir o nosso preconceito que sempre existirá e ajudar os mais necessitados, depois de entender qual foi a causa dessa miséria e racismo perante os africanos( sendo um Imperialismo a causa).










Nenhum comentário:

Postar um comentário